O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de Abril.
A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.
No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo a deteção precoce de eventuais problemas, através do diagnóstico precoce.
A voz humana...
...consiste em 69 cordas vocais no som produzido pelo ser humano usando as suas cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. A sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom. Os articuladores articulam e filtram o som emanado pela laringe e até certo ponto podem interagir com o fluxo de ar para fortalecê-lo ou enfraquecê-lo como a fonte do som.
As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente intrincados. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade. Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.
Cuidados a ter com a voz:
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
- Beber bastante água e praticar exercício físico
- Não gritar em excesso nem em tom agudo e falar pausadamente
- Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
- Dormir bem
Sinais de alerta a ter em conta:
- Alterações na voz
- Tosse frequente
- Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
- Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário