domingo, 25 de maio de 2014

HOJE: Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


 

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas celebra-se anualmente a 25 de Maio.

Em Portugal, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas celebrou-se pela primeira vez, a 25 de Maio de 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.

A celebração da data teve origem no facto de no dia 25 de Maio de 1979 ter desaparecido Ethan Patz, uma criança de 6 anos de Nova Iorque. Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos reuniram-se para assinalar o dia do seu desaparecimento e, em 1986, no dia 25 de Maio, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas.
Portugal foi um dos primeiros países a ter operacional o número de alerta para casos de desaparecimentos de crianças - 116 000. O Instituto de Apoio à Criança (IAC) é o instituto responsável pela gestão da linha.
A linha 116 000, criada por decisão da Comissão Europeia, é um número gratuito que está operacional 24 horas por dia e que conta com a colaboração de profissionais especializados que trabalham com organizações não-governamentais.
As organizações que intervêm nesta área adotaram como símbolo a flor de miosótis (em inglês "forget me not").
 
 
Este ano...
ensombrado pelos recentes raptos de mais de 200 meninas nigerianas, a Missing Children Europe (Federação Europeia contra o Desaparecimento e Exploração Sexual de Crianças), que o IAC integra, organiza a campanha Thunderclap, que se destina a divulgar o número nas redes sociais.
O Instituto de Apoio à Criança vem uma vez mais apelar à divulgação do número único europeu, por forma a que chegue a cada vez mais crianças e famílias, numa atitude preventiva, e com vista a que haja uma mensagem de esperança: é possível combater a exploração sexual, através do empenhamento da sociedade civil, das autoridades e órgãos de comunicação.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário