quarta-feira, 23 de abril de 2014

HOJE: Dia do Escuteiro

 
Dia 23 de Abril é dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo, e neste dia, os escuteiros deverão lembrar-se da sua promessa e da lei de escuta. Não que um escuteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela.
 
 
Patrono Mundial do Escutismo
 
 
 

S. Jorge (séc. III-IV) é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva, em especial no Oriente, mas também um pouco por todo o mundo. Não há quaisquer pormenores históricos exatos sobre a vida deste santo da Igreja, sabendo-se, contudo, que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina.
 
As lendas em torno desta figura insigne descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) que resgatou uma donzela de um dragão, gesto esse que levou ao batismo de milhares de pessoas. É de referir que o pormenor lendário sobre a existência de um “dragão” foi um acrescento medieval à lenda já existente sobre S. Jorge. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano (244-311 d.C.), terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre e destemidamente defendeu. O seu martírio é celebrado liturgicamente pela Igreja no dia 23 de Abril.
 

São Jorge e o Escutismo
 
Persistem algumas dúvidas relativamente à origem da devoção a S. Jorge em Inglaterra, mas há dados que apontam no sentido de ter sido considerado protetor da Ordem da Jarreteira, já no reinado de Eduardo III, no século XIV.

Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou, ao mesmo santo protetor, o movimento escutista mundial. Por isso, S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Atualmente S. Jorge é o patrono de Inglaterra, dos soldados e dos escuteiros, e há mesmo numerosas igrejas em todo o mundo a ele dedicadas.
 
Para saberem mais sobre o Escutismo, visitem o site  http://www.cne-escutismo.pt/Início/tabid/352/Default.aspx
 
 
EM NOME PRÓPRIO...
 
Sou mãe de uma menina Exploradora, que começou a sua caminhada nos escuteiros aos 6 anos de idade, como Lobita.
 
Apesar de muitos pais, e considero-me um desses casos, serem muito presentes na vida dos filhos, o crescimentos dos mesmos não se faz só com os nossos conselhos. Parte de uma boa educação também é proporcionar-lhes experiências, novos conhecimentos, e capacidade (nossa de "mães galinhas" e "pais galos") de deixá-los VOAR..  
 
A minha filha, sob a alçada dos Chefes, voluntários muito trabalhadores e muito pacientes, cresceu como ser humano, como menina autossuficiente, tornou-se ainda mais responsável e humilde e, também... perdeu o medo das moscas!! :) 
 
Se puderem, coloquem os vossos filhos, sobrinhos, primos,..., nos escuteiros da vossa região. Todos ganham com a experiência!

Sem comentários:

Enviar um comentário