quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tecnologias para a comunicação aumentativa e alternativa

A linguagem oral é o meio mais usado para as pessoas falarem entre si, no entanto, quando há dificuldades em oralizar é necessário criar alternativas o mais cedo possível para não pôr em causa o desenvolvimento da criança (Ponte, 2009). Assim, surge a CAA, como um complemento e/ou substituição da fala , que pretende compensar a dificuldade de expressão (ASHA – American Speech-Language-Hearing Association in Browning, 2008).

No site http://comunicacaoaa.wordpress.com/category/ajudas-tecnicas/, podem encontrar diversos materiais de apoio, para cada tipo de problemática.

2 comentários:

  1. E para muitos de nós é tão fácil abrir a boca e falarmos, que nem nos damos conta, que este simples (ou aparentemente simples) gesto, é muito complicado para muitos. Mas graças às tecnologias, quem tem dificuldades, pode dar voz às suas ideias, aos seus sentimentos, aos seus gritos.

    ResponderEliminar
  2. Não podia ser mais verdade! Felizmente que os tempos são outros e, no meio de tanta austeridade, ainda há muitos profissionais a apostar na melhoria dos recursos para esta população tão especial :)

    ResponderEliminar