quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O desenvolvimento da Linguagem

Antes de falar sobre os problemas de comunicação, é de extrema importância perceber o desenvolvimento da linguagem, que é a forma de comunicar através de um código escrito ou falado.
Desenvolvimento da linguagem:
6-12 meses: Surgem as primeiras palavras, Imitam sons, Compreendem ordens simples (dá, põe, tira...), Procuram estabelecer interacção.
12-18 meses: Identificam 1 a 3 partes do corpo, Vocabulário expressivo de 3 a 20 palavras, Usam o gesto e a vocalização para comunicar, Jargon é utilizado para preencher as lacunas no discurso. 
18-24 meses: O vocabulário expressivo aumenta, O vocabulário compreensivo é maior do que o expressivo, Começam a combinar palavras, Respondem a questões do tipo: “O que é isto?”, O discurso torna-se mais inteligível, usam um maior número de fonemas.
2-3 anos: Identificam várias partes do corpo, Aumento rápido do vocabulário expressivo, Frases de 3/4 palavras mas com erros gramaticais, Gostam de ouvir histórias, O discurso é inteligível na maior parte das vezes (conhecidos).
3-4 anos: Compreendem alguns opostos : quente/frio, anda/pára, pequeno/grande..., Respondem a questões: Quem?, Onde?, Porquê?, Utilizam frases de 4/6 palavras, A sintaxe das frases melhora mas ainda existem incorrecções.
4-5 anos: Frases de 6/8 palavras com construção gramatical correcta, Procuram saber a definição de conceitos: O que é?, Respondem a questões sobre a função dos objectos, Discurso inteligível para todos os interlocutores (pode falhar fonemas : l, r ou lh), Contam factos do quotidiano de modo correcto e na sequência exacta, Ouvem uma história e respondem a perguntas simples sobre a mesma.
5-6 anos: Conhecem as cores e algumas formas geométricas, Seguem instruções dadas para um grupo, Respondem a questões: Como?, Nomeiam opostos, Conhecem os dias da semana (sequência), O vocabulário receptivo e expressivo continuam a aumentar rapidamente, Trocas fonéticas são raras, A sintaxe das frases é, na maior parte dos casos, adequada.
in Clínica da Fala

Sem comentários:

Enviar um comentário