terça-feira, 12 de novembro de 2013

Deficiência Auditiva vs Surdez


Quando falamos em linguagem estamos a dar como certa uma faculdade básica, a audição. Esta faculdade, sentido, vai sendo apurada desde o desenvolvimento do feto. É devido a ela que comunicamos uns com outros, desenvolvendo a nossa personalidade e a nossa integração na sociedade. 
Mas... e quando a nossa audição é insuficiente ou até inexistente?
Isso leva-nos à Deficiência Auditiva, a qual é "...trivialmente conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir, isto é, um indivíduo que apresente um problema auditivo."
Na realidade Deficiência Auditiva e surdez são bastantes distintas.
"A surdez, sendo de origem congénita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um défice adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a comunicar de outra forma.
Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas (dependendo do grau da deficiência auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema."

Sem comentários:

Enviar um comentário