sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Inclusão

Numa altura em que o Ministério da Educação e Ciência revê o Decreto Lei referente à Educação Especial, gostaria de dar o meu contributo relembrando os pressupostos que estão na base da Inclusão, a qual refere que independentemente da gravidade da sua Necessidade Educativa Especial deve ser, sempre que possível, educado na escola regular, em ambientes apropriados à sua idade e nível de ensino.
A sua aplicação deve seguir nove pressupostos:
1- Desenvolver e implementar uma filosofia comum;
2- Promover um cultura de escola e de sala de aula que recebe, aprecia e se adapta à diversidade;
3- Existência de uma liderança forte;
4- Valorizar e proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional;
5- Desenvolver uma planificação sistemática;
6- Implementar práticas de colaboração;
7- Implementar práticas de colaboração;
8- Avaliar frequentemente e sistematicamente;
9- Reconhecer a mudança como um processo contínuo e difícil.

in Martins, A. P. (2013). Metrado em Educação Especial - Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Unidade Curricular - Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor.

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