segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Até já

 

Quando iniciei este blog, confesso que foi o primeiro..., foi simplesmente como uma tarefa de Mestrado, na UC de Tecnologias de Informação e Comunicação.
 
Com o passar do tempo é que me apercebi da importância e responsabilidade de ter um blog.
Fui contactada por várias pessoas, via blog ou via facebook, procurando ajuda, ou simplesmente dando a sua opinião, algo que, se por um lado  ficava preocupada em dar o meu melhor, por outro "assustava-me" o facto de estar a chegar a tantas pessoas (Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Alemanha, Ucrânia, França, Indonésia, China, Suiça, Angola, Áustria, Finlândia, Reino Unido, Suécia e Itália), ultrapassando as 4000 visualizações!!
 
Tinha como objetivo apresentar um tema por semana, algo que vi que era difícil, principalmente quando trabalhamos, temos família para cuidar, testes/exames/trabalhos para dar resposta e, pelo meio, situações pessoais que temos de aprender a superar.... desde já, aos que seguem o blog, peço desculpa por essa minha falha...
 
No entanto, e sempre que me foi possível dedicar-me ao "meu cantinho", procurei fazê-lo de forma o mais atualizada e científica possível, dando todas as informações necessárias dentro dos diversos temas. Procurei abranger várias áreas de interesse dentro das TIC, e mais concretamente nas NEE, mas confesso que a minha formação inicial, de Professora de Educação Física, de vez em quando "saía" para dar espaço ao Desporto Adaptado, dando visibilidade ao desporto em si, mas também como o avanço da tecnologia permitiu que as pessoas com algum tipo de "deficiência" (recuso-me a aceitar esta palavra...) pudessem praticar atividade física, de forma amadora ou federada.
 
Outra preocupação que tive, foi a de "aligeirar" os temas, dando-lhes um toque ou visão mais otimista, com testemunhos de superação e com "tirinhas" cómicas (com a etiqueta "Rir"), pois acho que devemos sempre ver a vida com os "pés na terra", mas com um sorriso nos lábios. E a esperança!, a esperança de que TODOS, de uma forma geral, venham a ter os mesmos direitos e deveres, e cabe a TODOS fazer com que sejam praticados.  Por isso considerei relevante procurar sites com informações sobre a inclusão na vida ativa, bem como formações que podem ajudar a compreender várias problemáticas. "O conhecimento não ocupa lugar!"
 
Com a minha "mania" da organização, procurei ter as informações compactadas num único post, quando isso implicava várias informações sobre o mesmo tema. Julgo que dessa forma ficava mais apelativo, mais simples de encontrar as informações necessárias e menos cansativo de consultar. Ou seja, poucos posts, mas com muitos pontos de interesse, dentro de cada um.

Tendo em conta tudo o que referi, considero que atingi todos os objetivos propostos na UC, no que se respeita à aprendizagem de construção de um blog e todas as suas componentes e serviços disponíveis, a divulgação de tecnologias de apoio a pessoas com NE e mais concretamente com DAE, a inclusão digital como meio de suporte técnico no ensino e a importância desse apoio técnico, etc...
Uma lista de filmes, que abordando a diferença, congénita, progressiva ou alvo de uma lesão, para dar a conhecer de uma outra forma outras realidades, aprendendo com elas...

As minhas reflexões foram sempre curtas e por vezes feitas com imagens ou vídeos, pois considero que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e ainda não tinha conhecimentos suficientes para "opinar" sobre alguns temas, deixando isso para os sites de referência, feitos por profissionais creditados, sempre com base em investigações. Acredito que, com o tempo e experiência nesta área, essa faculdade de reflexão vá crescendo, estando sempre a questionar, a investigar, aprendendo sempre mais, mas, para já, estou muito satisfeita com o resultado. O que aprendi, e o que vou continuar a aprender são motivações mais que suficientes para valer a pena todo e qualquer esforço/sacrifício pessoal que um Mestrado implica...

Não quero com este post despedir-me do blog, pois quero aproveitar este espaço para continuar a divulgar temas de interesse educativo e, até interesses pessoais... Termino sim a etapa do mesmo estar agregado à UC - TIC e à Universidade do Minho, passando a ter toda e qualquer responsabilidade sobre o que irá estar aqui transmitido.

Daí o meu... Até já!!

Sem comentários:

Enviar um comentário