sábado, 8 de março de 2014

Hoje: Dia da Mulher

 
Elas é que mereceram o dia delas:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber... até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Hoje:

Ter um "Dia da Mulher", nos moldes em que se festeja, não se justifica.

Se é para existir este dia, que seja com o intuito de combater algumas injustiças que continuam a existir, dando voz a quem não a tem, dando as mesmas condições de trabalho, igualdade entre os sexo, deixando de haver minorias...
Um dia em que as mulheres combinam uma saída em grupo, aproveitando a "desculpa" do dia para beber sem controle, tendo comportamentos que, em outros dias, não teriam,..., não é de todo, na minha opinião, a forma mais correta de respeitar a luta destas senhoras. 
 

Desejo a todas as mulheres um Feliz Dia! Tal como desejo um Feliz Dia a todas as minorias que, por algum motivo, estão a ser alvo de injustiças!

Sem comentários:

Enviar um comentário