segunda-feira, 14 de abril de 2014

HOJE: Dia Internacional do Café

 
 
 
O Dia Internacional do Café celebra-se a 14 de Abril.
 
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.
 
Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.
Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.
Os portugueses são dos europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.
 

A história...

...do café é marcada por interessantes acasos e coincidências. Estimada que a sua origem tenha cerca de mil anos e esteja associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Médio Oriente, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado o seu nome à bebida. Mas interessante mesmo são os primeiros registos acerca do café, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira o nosso quotidiano.
 
Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer um certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas mostravam-se mais espertas e resistentes depois de comê-lo. Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes.
Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado os seus efeitos estimulantes e revigorantes. Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi ampliando-se e, com as grandes navegações, chegou à América Central e do Sul.
 
 
 
O que tem o café?
 
A composição química do café inclui, além da famosa cafeína, outras substâncias cujos efeitos foram temas de inúmeras pesquisas.
Já ouviu falar das lactonas? Pois é, todo a gente fala do efeito estimulante da cafeína, mas, na composição do café, as lactonas possuem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central que é tão ou mais significativo do que o da cafeína.
Outros componentes são a celulose, que estimula os intestinos; os minerais, importantes para o metabolismo; os açúcares e o tanino, que contribuem para o sabor; e os lipídeos, que dão aquele aroma especial.
 
 
 
 
 
Dicas e curiosidades...
 
Para preparar o seu café, não se esqueça destas dicas quentes:
- Evite a água da torneira para a preparação do café. O excesso de cloro na água pode alterar o sabor, por isto prefira água filtrada ou mineral;
- O pó não deve ser reaproveitado.
- Não recicle a bebida, isto deixa-a amarga.
- Quando utilizar pela primeira vez um coador de pano ferva-o em água misturada com café, para tirar o cheiro do tecido.
- Consuma o café logo que seja feito, pois ele começa a perder suas características 15 minutos depois de pronto. Se não vai beber muito, faça um pouquinho de cada vez.
- Antes de servir o café, agite-o levemente para uniformizar a mistura.
- O café já ficou pronto? Agora veja para que mais serve o pó e a borra de café!
- Para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha, utilize a borra do café.
- O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros;
- Um bom adubo: borra do café em vasos de flores e plantas;
Hoje, o seu uso estendeu-se a todo mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.
 
 

 
Benefícios para a saúde...
 
Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. O excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez.

in http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-cafe/ & http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article74931

Sem comentários:

Enviar um comentário