quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Deficiência Visual e as aulas de Educação Física

"A Educação Física contribui de forma capital na superação das dificuldades de movimento e deslocação sentidas pelos alunos deficientes visuais (Carreiro, 2005; Martín & Bueno, 1993).
O professor deverá seleccionar um aluno para guiar o deficiente visual. Em geral, um aluno que não está familiarizado com as necessidades de um colega que apresenta deficiência visual segurará no braço do aluno para o ajudar. Este procedimento está incorrecto. O indivíduo cego necessita de ser ele a segurar o braço do seu guia, para poder caminhar com confiança e sucesso. Assim, o professor deve pois fazer uma demonstração da forma correcta de guiar um aluno cuja visão é deficiente (Nielsen, 1999). Esta técnica consiste na criança com deficiência visual segurar a parte superior do braço do guia, um pouco acima do cotovelo. O polegar fica virado para fora e outros dedos na parte de dentro do braço. Os braços de ambos devem ir encostados ao tronco, de modo que o invisual vá um pouco atrás, lendo os movimentos que o guia lhe transmite através do contacto do braço e do corpo (Nielsen, 1999).Dado que a orientação constitui uma grande preocupação, o aluno deficiente visual deve ser encorajado a familiarizar-se com a disposição do espaço e nada pode ser mudado sem que este reconheça primeiro fisicamente (Nielsen, 1999)."
Este artigo fornece muitas soluções práticas para os profissionais de Educação Física poderem implementar nas suas aulas. Ver em http://deficienciavisual4.com.sapo.pt/txt-Integrar_aluno_DV_aula_EF.htm#1.3.

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